domingo, 26 de junho de 2011

Terapias espirituais: elas podem curar?

Tive a oportunidade de ler uma matéria muito interessante no site mdemulher.abril.com.br, que faz uma abordagem sobre o poder das Terapias Espirituais, e claro, vocês não podem deixar de ler, acompanhem!

Você já experimentou uma inexplicável sensação de bem-estar ao entrar em um determinado ambiente? Ou já encontrou alguém que te passou uma sensação de paz e tranquilidade? Se a resposta for sim, provavelmente já provou o poder da energia sutil. Uma espécie de vibração positiva difícil de conceituar, mas fácil de sentir. O que você talvez não saiba é que essa misteriosa força, também conhecida como energia cósmica, pode curar. Nos últimos anos,terapias espirituais, desenvolvidas por técnicas de ativação ou transmissão energética, passaram a integrar a chamada medicina complementar, que hoje é tema de estudo nos principais centros de pesquisa do mundo. Conheça algumas terapias:





Passes


Prática comum nas casas espíritas, o passe nada mais é do que a transmissão do fluido vital ou magnético de uma pessoa para outra. O psiquiatra Sérgio Felipe de Oliveira usa passes no tratamento de pacientes que sofrem de esclerose lateral amiotrófica (doença degenerativa para a qual ainda não existe cura). Segundo ele, a qualidade de vida não depende apenas de aspectos biológicos, sociais e psicológicos, mas também dos espirituais. "Quando uma pessoa está doente, ela fica descompensada energeticamente e, através do passe, consegue absorver o campo energético que lhe é transmitido por um doador, recuperando assim seu equilíbrio", explica o psiquiatra.

Cirurgia espiritual
A exemplo do que ocorre com o passe, a cirurgia espiritual também envolve a transferência de energias sutis de um doador para um receptor. A diferença é que, nesse caso, os resultados, mais do que simples bem-estar e reequilíbrio, podem trazer a cura para doenças muito sérias, como o câncer. Os espíritas acreditam que toda doença é precedida de um estresse que debilita emocional, espiritual e fisicamente o ser humano. Assim, qualquer patologia pode ser tratada, mas a cura depende da disposição do paciente.
Frequência de brilho

Método terapêutico ainda pouco difundido no Brasil, as frequências de brilho, criadas pela terapeuta americana Christine Day, também visam restaurar a energia vital, eliminando dores e doenças. O paciente deita-se em uma maca enquanto o terapeuta toca seu corpo levemente, ativando pontos específicos, que despertam energeticamente as células, fazendo com que voltem a funcionar de maneira saudável. A técnica foi formulada por Christine em 1986, após curar-se de lúpus em estágio avançado. Seu método estimula a adoção de novos hábitos e pensamentos voltados para livrar o doente das emoções negativas. O tratamento é especialmente recomendado para quem tem problemas relacionados ao sistema nervoso, mas ainda não há pesquisas científicas que comprovem sua eficácia.



sexta-feira, 24 de junho de 2011

O Poder das Conquistas

Muitas pessoas ainda hoje se perguntam porque seus sonhos não se concretizam, porque leva tanto tempo para um grande projeto engrenar, ou porque não conseguem se libertar dos seus medos. A resposta é simples, nossos sonhos estão em nossas mãos, basta acreditar. 



Rhonda Byrne, autora de The Secret (O Segredo) revela em seu livro várias experiências capazes de faze-lo mudar de atitude perante os problemas, entre algumas delas estão o poder da gratidão, poder da convicção e o poder do amor.
Você vem praticando sua gratidão, convicção e amor? Se a resposta for não, reveja seus conceitos e dê uma maior importância a isso, não podemos esquecer-nos de que somos donos de nossa própria história e só através do poder dos nossos pensamentos adquirimos grandes conquistas. Faça o teste, agradeça mais, pense positivo, doe emoção e sinta as bençãos chegar até você!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Signos e os Orixás

Você já pensou que cada signo é regido por um orixá? Sim, isso mostra mais sobre sua personalidade, seu modo de agir, trouxemos um guia completo sobre os orixás regentes de cada signo do zodíaco, você pode pesquisar mais sobre casa orixá aqui mesmo em nosso blog, nas matérias anteriores, acompanhe!


                           



ÁRIES - OGUN
Embora conquistadora, você é uma pessoa que está sempre reclamando da sorte no amor. Provavelmente isso aconteça porque é do tipo que, quando ama, entrega-se para valer. E nem sempre este sentimento é correspondido com a mesma intensidade. Quando o relacionamento termina, pinta frustração, mas não demora muito para você estar pronta para outra. É fiel e faz questão de que a pessoa amada também seja. Simpatia e atributos físicos são importantes para iniciar uma relação. Para se dar bem numa conquista, procure tratar a pessoa amada com mais tolerância, sem se deixar levar pela agressividade .


TOURO - OXÓSSI
Você conhece bem o significado da palavra determinação. Quando quer alguém, não existe o que abale a sua vontade. O sexo, para você, tem grande importância e precisa acontecer em um clima romântico. Você sabe seduzir, mas não dispensa a atenção de seu par. Prefere romper a ter que ficar com alguém que não é capaz de corresponder seu amor à altura. Para tudo caminhar bem, é fundamental controlar a dose de possessividade em seu coração. Você pode querer mandar, mas nem sempre a pessoa amada pode estar disposta a obedecer. O ciúme é outro fator muito prejudicial.


GÊMEOS - IBEJI
Você se comunica de forma brilhante com o mundo. Este dom pode e deve ser usado para conquistar satisfação em sua vida, seja em que terreno for. Você tem facilidade para se adaptar às pessoas e situações. É superversátil e faz amigos da noite para o dia, o que não é difícil com seu jeito cativante. No amor, a troca de idéias tem papel fundamental. Até o seu carinho é demonstrado por palavras. Charme você tem de sobra, mas seu jeito inconstante nem sempre é compreendido pelas pessoas. É difícil, por exemplo, se dar bem com alguém que costuma controlar os passos de quem ama.


CÂNCER - OXUM
Seus sentimentos estão sempre em primeiro plano, ditando regras. Você é uma pessoa dedicada, sincera e gosta de receber o mesmo dos outros, principalmente no amor. Talvez seja por isso que se magoe com facilidade. Dá tanto de si e, na hora de receber em troca, percebe que o retorno às vezes é desigual. Para ser feliz no amor, é legal estar sempre ligado na realidade da relação. Muitas vezes, parece que você está precisando de proteção, mas, lá no fundo, está pensando em garantir satisfação. Você já reparou no jeito da Lua? Seu humor muda muito e isso não é nada fácil para a pessoa amada enfrentar.


LEÃO - XANGÔ
Você tem criatividade e talento para liderar. Por ser uma pessoa muito orgulhosa, busca ser o centro das atenções. É difícil alguém ofuscar o seu brilho pessoal e, quando isso acontece, só pode ser paixão na certa. Você gosta que tudo aconteça como pensou. Aliás, faz o possível para que as coisas realmente saiam conforme sua vontade. Mas, basta algo dar errado num papo ou numa conquista e pronto: já arma o maior bico. Agora, um dos seus pontos fortes é seu grande magnetismo. Você sabe que cativa e tira o maior proveito disso. Para viver bem no amor, precisa aprender a controlar seu jeito mandão.


VIRGEM - OBALUAIÊ
Signo superorganizado, você engole seco quando tem de conviver com alguém que não acompanha o seu pique. Isso até quando sua paciência agüenta. A virginiana é uma pessoa sincera e tem um jeito um pouco sério. Só que, às vezes, a seriedade pode ser confundida com frieza. Mas, quem vai pelas aparências, engana-se e muito. Mesmo que não mostre o que sente, Virgem também se emociona, ri, chora, sofre, ama. É que a sua mania de analisar o que rola ao seu redor faz com que pese seus próprios gestos, deixando até de atender o seu coração. Para viver bem no amor, é preciso conter seu jeito crítico.


LIBRA - OXUMARÊ
É um dos signos mais charmosos do Zodíaco. Aparência é fundamental para quem é deste signo, ainda mais se tem algum interesse amoroso em jogo. Tudo caminha legal se a vida amorosa vai bem. Mas, quando está triste, não tem quem não enxergue, pois você não esconde de ninguém. Pode sofrer muito quando enfrenta alguma decepção amorosa e, às vezes, vai até o fundo do poço, mas basta pintar uma nova motivação para se refazer rapidinho. Como não vive sem alguém do seu lado, lá estará você de novo, bolando estratégias para a conquista. Tem romantismo de sobra.


ESCORPIÃO - NANA
É muito envolvente, carrega uma aura de mistério em torno de si e cativa com facilidade. Amores secretos são um prato cheio para o seu signo. Quando se apaixona, adora se entregar de corpo e alma, mas também cobra de quem ama em intensidade e fidelidade. É capaz de fazer os maiores sacrifícios para agradar o seu par e talvez seja por isso que sofre tanto por amor. Escorpião é um signo forte e possessivo. Na vida amorosa, quer ter o controle da situação. Quando vê motivos para sentir desconfiança, vira uma fera. Para se dar bem no amor, é legal dosar a sua possessividade.


SAGITÁRIO - IANSÃ
Você adora estar de bem com a vida e com o mundo. Seu otimismo e sua sinceridade são marcas registradas. Além disso, faz de tudo para superar obstáculos, pois não consegue encarar o baixo-astral, especialmente nos assuntos pessoais. No amor, sua franqueza desperta a simpatia de quem está ao seu lado. Você sabe fazer festa para conquistar quem deseja e, quando vê o menor sinal de interesse da pessoa, vai logo espalhando a alegria para chamar a atenção. Pintou interesse, seu coração bate acelerado e você não tem medo de encarar. Agora, uma coisa que não tolera é gente pegando no seu pé.


CAPRICÓRNIO - OMULU
Capricórnio não dá ponto sem nó, inclusive no amor. Se tem um signo que se destaca em matéria de paciência, é o seu. Você sabe criar uma boa estratégia: é uma pessoa ambiciosa, não gosta de perder e também não tem pressa para chegar aonde pretende. Geralmente os outros acham que você é uma pessoa fria, mas, lá no fundo, adora elogios e situações românticas. Acontece que como é do elemento Terra, prefere garantir a sua segurança, mantendo seus pés sempre bem firmes na realidade. Você é capaz de se sentir plenamente satisfeita quando alcança equilíbrio na vida profissional e também amorosa.


AQUÁRIO - OXALÁ
Para quem é de Aquário, liberdade é uma conquista diária. Expressa sua originalidade quando pode escolher entre mil opções, especialmente no amor. Nada como um lugar diferente, um programa que saia da rotina. Você detesta solidão, por isso, está sempre em busca de companhia. Quando ama, entra de cabeça, ainda mais se a pessoa que está com você divide os mesmos interesses. Você sabe compreender as necessidades de quem ama, por isso, atitudes egoístas não fazem parte do seu comportamento habitual. Na paquera, não tem dificuldade de cativar quem desperta seu interesse, pois esbanja criatividade.


PEIXES - IEMANJÁ  
Você reúne muitas qualidades e a que mais se destaca é o seu lado humano. Peixes tem o dom de despertar o amor. E olha que não precisa fazer grandes esforços para cativar. Com tanta intuição, só erra o alvo se não quiser envolver alguém em sua rede. Você é o tipo que age em silêncio, mas sabe o momento certo de entrar em cena para mostrar o que sente. Sua sensibilidade vive à flor da pele, comandando o pique de suas relações afetivas. Quando o assunto é conquista, é seu lado sensual que desperta interesse. Você curte jantares à luz de velas e dançar coladinho, mas, muitas vezes, se deixa levar pela insegurança.


quinta-feira, 9 de junho de 2011

Personalidade dos Signos

Atendendo á pedidos dos meus leitores do blog, resolvi acrescentar um conteúdo que fala sobre a personalidade de cada signo.


ÁRIES


Elemento - Fogo
O ariano(a) demostra seus sentimentos com verdade, sem dupla personalidade, isso torna possível perceber seu humor de imediato.


TOURO


Elemento - Terra
Dinheiro, perspectivas e atitudes em relação á bens materiais, potencialidade e capacidade de obter riquezas.


GÊMEOS


Elemento - Ar
Pessoa dedicada a família e amigos, comunicação,  escolaridade, momento de pequenas viagens.


CÂNCER


Elemento - Água
Eu interior, lembranças da infância e velhos amores, raízes na família, sensibilidade.


LEÃO


Elemento - Fogo
Prazer, vaidade, criatividade, diversão, muito sexo, auto-estima elevada.


VIRGEM

Elemento - Terra
Trabalho, rotina, saúde, dão grande importância aos pequenos detalhes, firmeza.


LIBRA


Elemento - Ar
Associação á diversas pessoas, união e casamento, busca preencher-se em outra pessoa.


ESCORPIÃO
Elemento - Água
Desejos, fantasias, sonhos, herança, casa dos amantes, intuição.


SAGITÁRIO

Elemento - Fogo
Ideais, filosofia, ideologia, religião, partido político, estudos superiores, longas viagens, sabedoria, mente e cultura.


CAPRICÓRNIO

Elemento - Terra
Proteção social, metas para o futuro, ambição, imagem profissional, perseverança, fama e autoridade.


AQUÁRIO
Elemento - Ar
Relacionamento social, amigos, posições diante do mundo, rapidez e dinamismo. 


PEIXE
Elemento - Água
Carma, desafio a serem enfrentados, herança cármica, momento, emoção.




segunda-feira, 6 de junho de 2011

Exú



A palavra “Exu” significa, em ioruba, “esfera”, aquilo que é infinito, que não tem começo nem fim. Exu é o principio de tudo, a força da criação, o nascimento, o equilíbrio negativo do Universo, o que não quer dizer coisa ruim. Exu é a célula mater da geração da vida, o que gera o infinito, infinita vezes. É considerado o primeiro, o primogênito; responsável e grande mestre dos caminhos; o que permite a passagem o inicio de tudo. Exu é a força  natural viva que formenta o crescimento. É o primeiro passo em tudo. É o gerador do que existe, do que existiu e do que ainda vai existir. Exu está presente, mais que em tudo e todos, na concepção global da existência. É a capacidade dinâmica de tudo que tem vida. Principalmente dos seres humanos que carregam, em seu plexo, o elemento dinâmico denominado Exu.
É  aquilo que no candomblé  chamamos de Bára, ou seja “no corpo”, preso a ele. É o que nos dá capacidade de agir, andar, refletir, idealizar. Sem  o elemento Bára, a vida sadia é impossível. Sem ele, o homem seria excepcional, retardado, impossível de coordenar e determinar suas próprias atitudes e caminhos de vida. Realmente, Exu está presente em tudo. E damos como  exemplo inicial a concepção da geração da vida. O membro ereto do macho tem a presença de Exu- aliás, em terras da África, o membro rijo é o símbolo da vida, o símbolo de Exu - ; a penetração na fêmea, tema a regência de Exu; a ejaculação é coordenada por Exu; o percurso do espermatozóide dentro da fêmea, é regido por Exu; também na fecundação do óvulo  Exu está presente. E quando a primeira célula da vida esta formada, a presença de Exu se faz necessária. Já na multiplicação da célula, a regência passa por Oxum, que vai reger o feto até o nascimento. Exu também está presente no calor, no fogo, na quentura. Presente se faz nos lugares poucos arejados, nos lugares onde existem multidões, nos ambientes fechados e cheios. Exu está na alteração do ânimo, na discussão, na divergência, no nervosismo. Está presente no medo, no pavor, na falta de controle do ser humano. Também está perto na gargalhada, no riso farto, na alegria incontida. Para nós brasileiros, amantes do futebol, Exu está presente no grito de “gol”, que soltamos de forma feliz e nervosa. É o desprendimento do nervosismo contido no peito. Exu é a velocidade, a rapidez do deslocamento. É a bagunça generalizada e o silêncio completo. Diz-se que Exu é a contradição. É o sim e o não; o ser e o não ser. Exu é a confusão de idéias que temos. É a invenção,  descoberta. Exu é  o namoro, é o desejo, é o sentimento de paixão desenfreadas e é também o desprezo. Exu é a voz, o grito, a comunicação. É a indignação e a resignação. É a confusão dos conceitos básico. Aquele que ludibria, engana, e confunde; mas também ajuda, dá caminhos, soluciona. É aquele que traz dor e a felicidade.

Oxossi


Oxossi é o Orixá da caça, chamando muitas de Ode Wawá, ou seja, “caçador dos Céus”. É a divindade da fartura, da abundância, da prosperidade. Em seu lado negativo, porém, pode ser também o pai da mingua, da falta de provisão. Suas principais características são a ligeireza, a astúcia, a sabedoria, o jeito ardiloso para faturar sua caça. É um Orixá de contemplação, amante das artes e das coisas belas. Como todos os outros Orixás, Oxossi também está no dia a dia dos seres vivos, convivendo intimamente com todos nos. Dentro do culto, ele é o caçador do Axé, aquele que busca as coisas boas para uma Casa de Santo, aquele que caça as boas influências e as energias positivas. No dia a dia, encontramos o deus da caça no almoço, no jantar, enfim, em todas as refeições, pois é ele que provê o alimento. Rege a lavoura, a agricultura, permitindo bom plantio e boa colheita para todos Oxossi, no Brasil, tem essa regência, no lugar de Orixá Okô. Senhor da agricultura, todavia Orixá Okô não é cultuado em terra brasileiras, pois seu fundamento não atravessou o oceano. Oxossi é a semente, é o vegetal em ponto de colheita. É a fartura, a riqueza, é a carne que o homem consome.
Oxossi também esta ligado às artes. Todo tipo de arte. Ele está presente no ato da pintura de um quarto, na confecção de uma escultura, na composição de uma música, nos passos de uma dança. Seus encantamento está na arte de um modo geral. Se encanta nas misturas de cores, na escrita de um poema, de um romance, de uma crônica. Oxossi está presente desde o canto dos pássaros, da cigarra, ao canto do homem. É pura arte!
Oxossi também rege o revoar dos pássaros e seu encantamento mais bonito está na evoluções das pequenas aves. Oxossi é a vontade de cantar, de escrever, de pintar, de esculpir, de dançar, de plantar, de colher, de caçar, de viver com dinamismo e otimismo. Curiosamente, Oxossi também é a  comodidade, a vontade de vislumbrar, de contemplar. Oxossi é um pouco preguiça, a vontade nada fazer, senão pensa e, quem sabe criar. A vida com essa força da Natureza, entretanto, não é só suavidade. Em seu lado negativo, Oxossi  pode proporcionar a falta de alimentos; o plantio escasso; o apodrecimento de frutas;legumes e verduras; e até mesmo a arte mal acabada, inacabada ou de mau gosto.

Iemanjá

A majestade dos mares. Senhora dos oceanos, sereia sagrada, Iemanjá é a Rainha das águas salgadas, considerada como mãe de todos Orixás, regente absoluta dos lares, protetora da família. Chamada também como a Deusa das Pérolas, Iemanjá é aquela que apara a cabeça dos bebês no momento do nascimento. Essa força da natureza também tem um papel muito importante em nossas vidas, pois é ela que vai reger nossos lares, nossas casas. É  Iemanjá  que vai dar o sentido de “família” a um grupo de pessoas  que vivem debaixo de um mesmo teto. Ela é a geradora e personalidade ao grupo formado por pai, mãe e filhos, transformando-os num grupo coeso. Iemanjá é o sentindo de educação que damos aos nossos filhos, os mesmos que recebemos de nossos pais, que aprenderam com nossos avós. Ela, Iemanjá, rege até o castigo, as sanções  que aplicamos aos filhos. É o sentido básico, é a base da formação de uma família, aquela que vai gerar o amor do pai pelo filho, da mãe pelo filho, dos filhos pelos pais, transformando tais sentimentos num só, poderoso, imbatível, que se perpetuará.


Iemanjá  é a família! Rege as reuniões de família, os aniversários, as festas de casamento, as comemorações que se fazem dentro da família. É o sentido da união, seja ligado, por laços consangüíneos, ou não. Dentro do culto, numa casa de santo, Iemanjá também atua organizando e dando sentindo ao grupo, à comunidade ali reunida e transformando essa convivência num ato familiar; criando raízes e dependências; proporcionando o sentimento de irmão pra irmão em pessoas que há bem pouco tempo não se conheciam; proporcionando também o sentimento de pai para filho, ou de mãe para filho e vice-versa, nos casos do relacionamento do Babalorixás, ou Ialorixás  como os Omo Orixás (filhos de Santo). Iemanjá também está presente nas decisões, nos momentos de angústia e preocupação pelo ente querido, pois seus sentimentos geram os nossos, A necessidade de saber se aqueles que amamos estão bem, a dor pela preocupação, é uma regência de Iemanjá, que não vai deixar morrer dentro de nós o sentido de amor de amor ao próximo, principalmente em se tratando de um filho, filha, pai, mãe, outro parente, ou amigo muito querido. E estendemos isso, também, às comunidades da Religião.
Iemanjá é a preocupação e o desejo de ver aquilo que amamos a salvo, sem problemas. É a manutenção da harmonia do lar. Está  presente também no nascimento, pois é ela quem vai aparar a cabeça do bebê, exatamente no momento do seu nascimento. Se Exu fecunda e Oxum cuida da gestação, é Iemanjá  quem vai receber aquela nova vida no mundo e entregá-la ao seu regente, que inclusive pode ser até ela mesma. Isto tem uma importância  muito grande, no sentido e na visão da Cultura Africana, sobre a fecundação e concepção da vida humana. Iemanjá é a senhora dos lares, pois, desde o nascimento, ou a partir do nascimento, ela cuidará da família.
Daí o titulo de Iyá (mãe), melhor, Iyá – Ori (mãe da cabeça) e plasmadora de todas as cabeças; aquela que gera o Ori, que dá o sentido da vida e nos permite pensar, raciocinar,  viver normalmente como seres pensantes e inteligentes.
Iemanjá está presente nos mares e oceanos. É a Senhora das águas salgadas e será ela que proporcionará boa pesca nos mares, regendo os seres aquáticos e provendo o alimento vindo de seu reino. Iemanjá   é a onda do mar, o maremoto, a praia em ressaca, a marola, É ela quem controla as marés, é ela quem protege a vida no mar.

Xangô



Talvez estejamos diante do Orixá mais cultuado e respeitado no Brasil. Isso porque foi ele o primeiro deus iorubano, por assim dizer, que pisou em terras brasileiras. É, portanto, o principal tronco dos candomblés do Brasil. Xangô é o rei das pedreiras, Senhor dos coriscos e do trovão, Pai de justiça e o Orixá da política. Guerreiro, bravo e conquistador, Xangô também é conhecido como o Orixá mais vaidoso, entre os deuses masculinos africanos. É monarca por natureza e chamado pelo termo Oba, que significa rei. 
E é o Orixá que reina em Oyó, na Nigéria, antiga capital política daquele país. No dia a dia encontramos Xangô nos fóruns, delegacias, ministérios políticos. Encontramos Xangô nas lideranças de sindicatos, associações, movimentos políticos, nos partidos políticos, nas campanhas políticas, enfim, em tudo que gera habilidade no trato das relações humanas ou nos governos, de um modo geral. Xangô é a ideologia, a decisão, a vontade, a iniciativa. Xangô é a rigidez, a organização, o trabalho, a discussão pela melhora, o progresso cultural e social, a voz do povo, o levante, a vontade de vencer. Xangô é a capacidade de organizar e pôr em prática os projetos de diferentes áreas, é a reunião de pessoas, para discutirem pontos e estratégias de trabalho. Xangô também é o sentido de realeza, a atitude imperial, monárquica. É o espírito nobre das pessoas, o chamado “sangue azul”, o poder de liderança. Ele está presente nos trabalhos de jornalistas, escritores, advogados, juízes, promotores, delegados, investigadores, deputados, senadores, vereadores, sindicalistas, líderes comunitários, administradores, etc. É o líder, o monarca, o reformador. Xangô também é representado pela pedreira. É a pedra – seja ela qual for – a rocha, o fogo interior da terra. É a lava do vulcão e é o próprio vulcão. Está presente em todos os lugares rochosos e arenosos e também muito ligado ao calor do sol. É o justiceiro da Natureza, aquele que manda castigar e que também castiga.
Xangô está presente em muitos momentos importantes de nossas vidas, como, por exemplo: na assinatura de contratos e distratos, nos telegramas, nas leis e decretos, na confecção de códigos, livros, almanaques, dicionários, nas decisões judiciais, na voz da prisão, na autoridade do professor, do policial, do juiz, do pai ou da mãe, tio, avô, irmão mais velho ou responsável. Xangô é a atitude digna, a fortaleza, a decisão final.

Oxum




Mãe da água doce, Rainha das cachoeiras, deusa da candura e da meiguice, dona do ouro. Oxum é a Rainha de Ijexá. Orixá da prosperidade, da riqueza, ligada ao desenvolvimento da criança ainda no ventre da mãe. Oxum exerce uma ampla influência no comportamento dos seres humanos, regendo principalmente o lado teimoso e manhoso, além daquele espírito  maquiavélico que existe em todos nos. Dizem que “ a vingança é um prato que deve ser servido frio” e a articulação da vingança e seus pormenores tem a influência  desta força da Natureza. No bom sentido, Oxum é o “veneno” das palavras, é o comportamento piegas das pessoas, é a forma “metida”, esnobe, apresentada, principalmente pelo sexo feminino. Oxum é o cochicho, o segredinho, a fofoca. Geralmente está presente quando um grupo de mulheres se reúne. É o seu habitat, pois está encantada nas conversas, nos risinhos, nos comentários, nas intriguinhas. Oxum rege o charme, o it, a pose. Tudo que está ligado à sensualidade, à sutileza, ao dengo, tem a regência de Oxum. Esta força é que desenvolve tais sentimentos e comportamentos nos indivíduos, sendo o sexo feminino o mais influenciado. Oxum também é o flerte, o namoro, a paquera, o carinho. É o amor, puro, real, maduro, solidificado, sensível. Oxum não chega a ser a paixão. Esta é Iansã . Oxum é o amor, aquele verdadeiro. Ela propicia e alimenta este sentimento nos homens, fazendo-os ser mais calmos e românticos.
Realmente, Oxum é a Deusa do Amor. Sua força está presente  no dia-a-dia, pois que não ama de verdade? Embora o  mundo de hoje esteja tumultuado demais, ainda existe espaço no coração do homens para o amor. Ele ainda existe, e Oxum é quem  gera este sentimentos mágico. Aliais, Oxum está muito intimamente ligada à magia. É sabido pelo povo do  candomblé que o filhos de Oxum são muito chegados ao feitiço. E isso tem explicação: Oxum é a divindade africana mais ligada às Yámi Oxorongá, feiticeiras, bruxas. Com elas aprendeu a arte da magia. Por isso, os filhos de Oxum são tão poderosos nesta arte. Mas a magia está  presente em quase tudo que fazemos, principalmente no que se refere ao coração, ao sentimento. Oxum é o encanto desses momentos, sua presença se dá nessas horas. Oxum é os sentimentos doces, equilibrados, maduros, sinceros, honestos. É o sentimento definitivo, aquele que dura a toda a vida. Oxum é a paz no coração, é o saber que “amo e sou amado”.Mas ele se encanta também na manha, no denguinho feminino, na vontade de ter algo, apenas por ter. Ela é o mimo, a menininha mal acostumada. É a sensualidade do “biquinho” feminino, quando quer uma coisa. É o charme! Oxum também é a água doce, o olho d’água, onde encanta seu filho Logun-Éde. É a cachoeira, o rio, que também tem a regência de seu filho. É a queda da água da cascata. Regente do ouro, ela está presente e se encanta em joalherias e outros lugares onde se trabalha com ouro, seu metal predileto e de regência absoluta. É a protetora dos ourives. Oxum é o próprio outro, e está presente em todas as peças e jóias feitas com este metal. Entretanto, a regência  mais fascinante de Oxum é a fecundação, melhor, o processo de fecundação. Na multiplicação da célula mater – que vai gerar a criança, a nova vida no ventre – Exu entrega a regência  para Oxum, que vai cuidar do embrião, do feto, até o nascimento. É Oxum que vai evitar o aborto, manter a criança viva e sadia na barriga da mãe. É Oxum que vai reger o crescimento desta nova vida que estará, neste período de gestação, numa bolsa de água – como ela, Oxum, rainha das águas. É sem duvida alguma, uma das regências mais fascinantes, pois é o inicio, a formação da vida. E Oxum “tomará conta” até o nascimento, quando, então, entregará para Yiá Ori (Iemanjá), que dará destino àquela criança. Como disse antes, Oxum é uma força da Natureza muito presente em nossas vidas, já que todos nós fomos gerados no útero materno; todos nós convivemos, ainda na barriga da mãe, com Oxum e, num breve sentimento de carinho e amor, estaremos desenvolvendo esta força dentro de nós. Oxum é o amor e a capacidade de sentir amor. E se amamos algo ou alguém é porque ela está viva dentro de nós.

Ogum




É o Orixá Senhor das contendas, deus da guerra. Seu nome, traduzido para o português, significa luta, briga, batalha. É a divindade da metalurgia, do ferro, aço e outros metais fortes. Ogun é a força incontrolável e dominadora, do movimento, do choque. Patriarca dos exércitos, dono das armas. Ogum é o poder do sangue que corre nas veias. Orixá da manutenção da vida.
Como Exu, Ogum está presente no calor, na ira, no ódio, na cólera. Está  presente nas batalhas, brigas, empurrões, na vontade de exterminar. É um Orixá, uma força da Natureza que se faz presente nos momentos de impacto e nos momentos fortes. Ogun também é a viagem, a estada longe, os veículos. Ogun é a jornada, a empreitada, a luta do dia a dia.
 É a estrada de ferro, o impacto do trem nos trilhos. Ele é o próprio trem... ele é o próprio trilho. Considerando como um Orixá impiedoso e cruel, ele pode até passar essa imagem, mas sabe ser dócil e amável. No candomblé é o grande general, marechal e todas as lutas, o grande guardião, pai rígido e severo, mas apaixonado e compreensível. Ogun é franqueza, a decisão, a convicção, a certeza, o fato consumado, as vias de fato. Ogun é o empilhamento de metais, a bateria que gera a energia, a pilha; é a própria energia, vibrante, incontrolável, devastador, Ogun é a vida em sua plenitude.


Iansã



Deusa da espada de fogo, Dona das paixões, Iansã é a Rainha dos raios, dos ciclones, furacões, tufões, vendavais. Orixá do fogo, guerreira e poderosa. Mãe dos eguns, guia dos espíritos desencarnados, Senhora dos cemitérios. Não é muito difícil depararmo-nos com a força da Natureza denominada Iansã (ou Oyá). Convivemos com ela, diariamente. Iansã é o vento, a brisa que alivia o calor. Iansã é também o calor, a quentura, o abafamento. É o tremular dos panos, das árvores, dos cabelos. É a lava vulcânica destruidora. Ela é o fogo, o incêndio, a devastação pelas chamas.
Oyá é o raio, a beleza deste fenômeno natural. É o seu poder. É a eletricidade. Iansã está presente no ato simples de acendermos uma lâmpada ou uma vela. Ela é o choque elétrico, a energia que gera o funcionamento de rádios, televisões, máquinas e outros aparelhos. Iansã é a energia viva, pulsante, vibrante. Sentimos Iansã nos ventos fortes, nos deslocamentos dos objetos sem vida. Orixá da provocação e do ciúme. Iansã também é a paixão. Paixão violenta, que corrói, que cria sentimentos de loucura, que cria desejo de possuir, o desejo sexual. É a volúpia, o clímax, o orgasmo do homem e da mulher. Ela é o desejo incontido, o sentimento mais forte que a razão. A frase “estou apaixonado” tem a presença e a regência de Iansã, que é o Orixá que faz nossos corações baterem com mais força e cria em nossas mentes os sentimentos mais profundos, abusados, ousados e desesperados. É o ciúmes doentio, a inveja suave, o fascínio enlouquecido. É a paixão, propriamente dita. Iansã é a disputa pelo ser amado. É a falta de medo das conseqüências de um ato impensado, no campo amoroso. É até mesmo a vontade de trair, de amar livremente. Iansã rege o amor forte, violento.
Oyá é também a senhora dos espíritos dos mortos, dos eguns, como se diz no Candomblé. É ela que servirá de guia, ao lado de Obaluaê, para aquele espírito que se desprendeu do corpo. É ela que indicará o caminho a ser percorrido por aquela alma.
Iansã é a deusa dos cemitérios. Ela é a regente, juntamente com Omulu (ou Obaluaê), dos Campos Santos, pois comanda a falange dos eguns. Comanda também a falange dos Boiadeiros, encantados que são cultuados nas casas de Nação de Angola. Ela é sua rainha.
Como deus dos mortos, Iansã carrega consigo o eruxin, feito com rabo de cavalo, para impor respeito aos eguns, bem como a espada flamejante, que faz dela a guerreira do fogo.
É, sem dúvida, o Orixá mais popular e a mais querida no Candomblé


quinta-feira, 2 de junho de 2011

Fluidos



Os fluidos são grandes aliados na proteção espiritual, cada fluido contém uma composição especial, que auxilia na diminuição dos problemas cotidianos, eles podem ajudar também no equilíbrio dos chakras. Eles são compostos com essências aromáticas e perfumadas, podem ser utilizados em banhos, em casa ou automóveis, enfim, onde você considerar ser necessário uma 'limpeza'. 
Em nossa clínica dispomos de uma equipe especializada na elaboração de fluidos, e também os comercializamos, se você ficou interessado entre em contato conosco. 
' Um fluido pode melhor sua vida, pense nisso'.